A Petaqua é uma empresa 100% portuguesa que concentra a sua atividade na área do ambiente, reciclando e valorizando resíduos de origem animal em proteínas e gordura sustentáveis que são reintroduzidos na própria cadeia, retirando, desta forma, do meio ambiente, matérias com elevado poder de contaminação, fomentando a economia circular e reduzindo os impactos ambientais.
Com sede em Santarém, é uma empresa detida por três grupos agroindustriais especialistas em proteína animal, que se uniram em torno de uma mesma vontade – aprofundar a cadeia de valor e a sustentabilidade oferecendo uma resposta global, profissional, segura e sustentável.
A Petaqua desenvolve proteínas e gorduras para as mais variadas indústrias: rações para animais de estimação, ração para aquacultura, ração composta, fertilizantes, gordura animal, biocombustíveis e energia.
A Petaqua está devidamente equipada para garantir o processo de tratamento de subprodutos de origem animal. Este processo de reciclagem animal permite a separação de componentes de água, gordura e proteína, incluindo sangue, ossos e vísceras de carne e desta forma gerar subprodutos com valor comercial: farinha de vísceras, sebo e farinha de sangue.
O nosso objetivo final é gerarmos produtos estáveis, de excelência, de elevado teor proteico e energia e isentos de qualquer organismo portador de doenças.
Como um dos principais operadores no sector da conversão de subprodutos de origem animal, a nossa Missão consiste em promover a economia circular e contribuir para um futuro sustentável, produzindo produtos de excelência, adequados a cada mercado e que satisfaçam diariamente os nossos parceiros de negócio superando as suas expetativas.
Temos como Visão, ser o parceiro eleito para criar valor económico em soluções de proteína e energia sustentáveis.
A Petaqua surgiu da vontade de três empresas líderes nos agro negócios em Portugal, para criarem um futuro mais sustentável, fomentando a economia circular ao longo da cadeia de valor.
Enquanto empresas com toda a cadeia de valor integrada, que atuam da criação à comercialização, os tipos de matérias primas e os tempos de processamento dos subprodutos em soluções de energia e alimentação são mais eficientes e eficazes, permitindo uma maior consistência e homogeneidade dos produtos que lhes confere uma maior garantia da qualidade.
A localização da unidade, estrategicamente construída em Santarém, levou em linha de conta os percursos mais eficientes de forma a permitir o menor tempo de transporte dos nossos subprodutos que são provenientes das nossas próprias unidades produtivas e consequente redução da pegada carbónica.
Com matérias primas provenientes de unidades certificadas em BEA temos um selo extra de garantia e qualidade das matérias-primas que utilizamos para a produção dos produtos finais.
Em curso